quinta-feira, 19 de abril de 2018

A tal saudades.

            Há muitos que duvidam que o nosso saudoso Antônio Cândido teria dito que o século XXI não o recebeu bem. O Thio não está nesse time, pois escutou isso do próprio Antônio em ao menos uma oportunidade. Mas está sim no time que acredita que tem sido maltratado por esses tempos atuais.
            Estavam, o Thio e o professor, proseando no que era o lugar favorito de conversas do crítico quando, após o fatídico comentário, começaram a elaborar tal ideia. Nada diferente poderia sair de uma conversa entre eles, mesmo que inicialmente fosse apenas uma troca de futilidades, que uma profunda reflexão, traduzida rapidamente em um texto com a imediata garantia de se transformar em pouco tempo em um clássico do conhecimento humano.
            E foi o que aconteceu, escreveram suas ideias, desprentensiosamente. Nem teria sido a primeira vez que redigiram algo em conjunto, nem seria a última tampouco, talvez tenha sido sim a mais significativa para o Thio, dado o seu particular interesse nesse tema e as conclusões a que chegaram naquela profícua conversa.
            Infelizmente, nunca o publicaram e, agora, o Thio até se arrepende disso. Mas não o publicaria depois da morte de seu professor predileto, pois sabe que ele gostaria de revisá-lo uma última vez, como se fosse possível melhorar aquele texto ainda mais.
            Uma pena. O Thio sente muita falta do grande amigo.



Lançamento. No próximo dia 12 de maio, às 14 horas, lançarei o meu livro infantil "Guarda-Trecos" (ilustrações da Lucilia Alencastro) na Livraria Panapaná, Rua Leandro Dupré, 396, Vila Clementino, São Paulo. Haverá contação de estórias (às 15 horas), oficina, pipoca e groselha. Apareçam!




Nenhum comentário:

Postar um comentário