Contos&Vinténs
Flávio Ulhoa Coelho
Editora A GIrafa, 2012
Editora A GIrafa, 2012
conto sm 1 Narração falada ou escrita. 2 Engodo ou embuste. 3 Ant. Número, contagem. 4 Patranha inventada para engazopar indivíduos rústicos e geralmente de má-fé. 5 Dez vezes mil réis [v.real]. Liter. Narrativa curta de estrutura centralizada em um só núcleo dramático.
vintém sm 1 Antiga moeda portuguesa de cobre introduzida no Brasil ao final do século XVI, equivalente a 20 réis. [Pl.: -téns] 2 Mini-conto, tuitadas. Liter. Narrativa geralmente muito curta de estrutura centralizada na imaginação do leitor.
Em um mundo de crescente urgência, a moeda de troca da comunicação é, muitas vezes, o número de toques dados no teclado. Histórias são contadas e teses desenvolvidas na extensão de um twiter. E, com isso, uma frase basta para se contar uma história, mas, como consequência (in)desejada, conta-se na mesma frase várias histórias, cada uma delas desenvolvida pela imaginação de seus leitores.
Apesar da aparente desvalorização literária quando um conto, símbolo de riqueza, é substituído por um mero vintém, símbolo de trocado, uma de suas essências se mantém: a incompletude. O leitor transforma-se, nesses casos, em partícipe da história, completando-a, recheando-a de detalhes e desdobramentos ao seu bel prazer. Sem ele, tudo irá parecer uma mera moedinha de vinte réis perdida no bolso.
Quantas frases são necessárias para se fazer um vintém? E quantos toques? E, por outro, quantos vinténs são necessários para se recontar a mesma história? Nesse desafio, o autor se expõe em 50 textos, curtos ou nem tantos, que se multiplicam a cada leitura, a cada novo olhar. Esse é o trabalho do autor, contar e recontar sem piedade...
Agora, em seu quarto livro, publicado pela Editora A Girafa, o autor, mesmo mantendo a sua temática (contar e recontar sem piedade...), nos presenteia com textos mais leves, muitos até irônicos, alguns curtos e outros nem tanto. O que não muda é a constante busca de cumplicidade dos leitores para as suas histórias, seus contos e seus vinténs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário