quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A cada 823 anos...

Fazendo o necessário rescaldo de 2015, topei-me com a seguinte mensagem que recebi no começo do ano em meu zapzap:


            Uau! Algo que acontece só a cada 823 anos deve ser realmente importante. Mas confesso que fiquei confuso.
            Antes de mais nada, apesar da menção ao Feng Shui, senti falta da expressão “sabedoria milenar chinesa” que garante a credibilidade de qualquer informação. Além disso, o que exatamente acontece a cada 823 anos? Ter um mês com cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos? Ou ter um mês de maio com essas características? E o que torna tão especiais as sextas, os sábados ou os domingos (isso, é claro, se você não for um baladeiro)? Ou será que uma mensagem dessa só aparecerá a cada 823 anos?
            Todo mês com trinta e um dias e que comece em uma sexta-feira terá cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos. O mês atual (janeiro de 2016) tem essa característica, assim como julho de 2016 ou dezembro de 2017... Como o ano tem sete meses com trinta e um dias e o mês começa necessariamente em um dos sete dias da semana, não deve ser assim tão raro um mês de trinta e um dias começar em uma sexta-feira.
Já um maio com essa característica (cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos...) é um pouquinho mais raro. Para acha-los, juntei uma régua de cálculo rudimentar, um par de compassos, um esquadro, tabelas de logaritmos aproximadas e mapas astrais (só o que existia 823 anos atrás, pois queria simular com exatidão como se calcular o intervalo de tempo entre dois eventos como esse). Após exaustivos cálculos e longas noites sem dormir, descobri que a última vez que houve um mês de maio começando numa sexta-feira foi em... 2009 e, antes disso, em 1998. O próximo tal supostamente raro mês de maio será em 2020.
Mais raro ainda são os anos que são múltiplos de 823 (823, 1.646, 2.469, 3.292...), esses sim acontecem só a cada 823 anos. Bem provável que nenhum de nós presencie tal fenômeno...
Aliás, a me fiar pelo que diz a mensagem, eu já vivi muito mais do que uma pessoa média, pois já passei por oito meses de maio começando numa sexta-feira. E, oxalá, nos próximos cinquenta anos (toctoctoc), outros sete mais desse jeito me alcançarão.
E lá se foi minha esperança de ter um bolso cheio de dinheiro.
Estava no meio dessas contas quando o Thio Therezo passou por mim e quis saber o que eu estava fazendo. Contei-lhe da minha frustração quanto à falta de fortuna. Após refletir um instantinho, ele me disse que os anos em que o mês de maio começa numa sexta-feira são justamente os que o dia dois de julho cai numa quinta-feira e, como todos sabem, as quintas-feiras é que são os dias especiais. Quanto ao dois de julho, nem é preciso dizer nada a mais a respeito de sua imensa importância. Convenceu-me, então, que os anos afortunados são sim os que trazem o dia dois de julho numa quinta...
“Mas Thio, o que trouxe de fortuna o ano de 2015?”
“... foi um ano interessante, garoto!” ele replicou.
“Interessante?”
“É! Interessante... instrutivo, muito instrutivo...”
Antes que eu tivesse a possibilidade de falar algo, ele completou:
“Quem soube se retrair a seu canto e ficar só na observação e na reflexão, esse aprendeu muito em 2015... foi um ano interessante, cheio de lições...” disse e se distanciou, misterioso e pensativo.

Eita, Thio! Ele sim não perde a oportunidade de mostrar a sua milenar sabedoria chinesa...

Um comentário:

  1. Acho que você não fez as contas certas 2025 maio começa numa quinta e 2031 também o que dá uma diferença de apenas 6 anos

    ResponderExcluir