quinta-feira, 30 de abril de 2020

Efemeridades



          Abro os olhos, mais um dia. E vejo os seus, oblíquos e claros, a me encararem, sorriso amplo esperando por mim. Você parece não envelhecer, o eterno brilho que deslumbra a tantos, ao contrário de mim que sinto as dores desses anos todos. Digo um expansivo bom dia e você só reforça seu belo sorriso. Sorrio de volta, não esperaria nada além disso nessa hora do dia.
          Sento-me na cama, mãos sobre o rosto, mais um dia, mais um, é preciso se acostumar com essa nova rotina. Sei lá quanto tempo fico assim, parado e pensativo, mãos sobre o rosto, sentado. Só sei que foi o suficiente para perceber a já presente luminosidade no quarto. Que horas seriam? Busco o celular no criado-mudo ao lado da cama e lá estamos nós, selfie frente ao prateado Rio Tejo de final de dia, nossa foto favorita. Quanto tempo isso? Sei lá, você parece não envelhecer, só eu. Onde teria parado essa camisa que então vestia?
          Distrai-me olhar para ti, mas logo encaro o quarto e já não te vejo por lá, o reflexo me faz virar e olhar para a porta como se a buscar ainda um rabicho de ti se distanciando naquele passo ligeiro que te é usual, vai preparar o café, não é? O meu com pouco açúcar, resmungo esperando ser obedecido desta vez. É a diabete, tu sabes, ou melhor, mesmo antes da diabete eu já achava teu café muito doce, mania essa que tens de coar o pó junto ao açúcar, tudo misturado. Lembras? Faz tanto tempo que nos conhecemos, tempo demais para tão poucas desavenças, como essa do café com açúcar. Foram mais do que poucas desavenças? Achas? Tá, concedo, foram mais do que poucas, mas o que importa isso agora?
Desavenças, mas também tantos segredos compartilhados, explícitos ou não, imagens reais ou sonhadas, lembranças, viagens...
Nós nos conhecemos naquela ida à fazenda da tia, não foi? Tempão isso, verão, né? Primos distantes, mas nem tanto assim que você demorou para me permitir um beijo. Sei, sei, eu era afobado, nem precisa dizer que eu sei. Ainda bem que o verão foi longo o suficiente para tal. Beijo esquisito, molhado, você ainda abria muito a boca e eu não sabia o que fazer com a língua. Você também deve estar rindo dessas lembranças, né? Perdoemos, éramos para lá de jovens, quase crianças.
Hora de levantar, cara!
          Busco o outro banheiro para me lavar, esse apartamento tem estado meio vazio esses dias. Sou mais ágil nessas coisas e logo estou na sala olhando pela janela, tempo voando feito essa andorinha que me distrai e me distrai, bom viver no sétimo andar, perto do parque. Deve ser domingo, tudo fechado. Não, é quinta, sim quinta pois ontem foi quarta e amanhã será sexta. Quinta, definitivamente, e logo nossos filhos deixarão na porta da frente algumas compras, ouviremos um toque de campainha, disseram que devemos esperar eles saírem para só então abrir a porta. Desinfetar tudo e pronto, mais uma semana de sobrevivência garantida. Quem imaginou na vida que seria preciso passar álcool em gel nos pacotes de bolachas Água e Sal? A propósito, não se esqueça de colocar na lista da próxima semana, mais bolachas.
          E mais alquingel, como se diz por aqui... rio, rimos, como é bom te ver rir, com a cabeça jogada para trás, dentes aparecendo, cabelos esvoaçantes e tudo imóvel, como se o tempo não estivesse passando. Não passa para ti, invejo...
Sim, teu riso preenche a sala, desde o canto ao lado do sofá até o outro extremo junto à porta da cozinha. Esse café sai ou não sai?
          Já deveriam ter chegado, nossos filhos demoram por demais hoje e me distraio olhando as fotos no aparador da sala. Lá estão vocês, nós quatro, a que nunca envelhece, nosso casal de filhos ainda sem netos e eu ainda com cabelo. Aproveito e conto um pouco de meus dias por aqui, não que eles estejam muito distintos dos do passado, mas vocês agora parecem me ouvir com mais atenção, talvez os netos tenham mostrado como a vida é de fato, talvez as perdas já tenham se acumulado a ponto de perceber que nem tudo é prazeroso como na praia em que estamos na foto, tomem cuidado com as ondas, filhos, aqui o mar é traiçoeiro. A casa alugada naquele verão já nem existe mais, a vida mudou desde então, cuidado com as ondas, filhos, é preciso ouvir os mais velhos, ouçam sua mãe ao menos se preferem me ignorar. Pé de areia, vigiamos, de longe, os dois entrarem na água, ainda meio adolescentes em busca da vida, qual nós já fomos um dia, conversamos debaixo do guarda-sol, relembramos o susto do ano anterior, por isso esse cuidado todo. Filhos, obedeçam, não se lembram de como foi difícil aquelas noites no hospital depois do acidente? Sorrimos agora, fora só um susto, mas não queremos de novo, né? Cuidado, filhos, o mar traiçoeiro... A foto me relembra a alegria daquele verão, do mar, da praia, de uma vida passada em um tempo que parecia não passar.
          Mas susto mesmo foi com o senhor, né pai? Sabemos que essa calma com que se mostra agora na parede oposta, olhar tranquilo, sorriso maroto, é, nada disso, calma, tranquilidade ou marotice, pertenceu àquele fatídico dia do enfarte, nem quero pensar! Não devo, não quero...
          A campainha toca e eu grito em direção à cozinha: pode deixar que eu atendo. Ou não atendo, são eles, devo esperar que coloquem as compras na porta e só então abrir. Quem virá hoje? Ela ou ele? Vou até o olho mágico, nada me impede de tentar ver quem era, mas mal percebo a porta do elevador se fechar. Foi ela, com a neta, não foi? Ao menos pareceu, ou imaginei, ou esperei que fosse já que semana passada foi seu irmão mais velho. Tento confirmar com você, não consigo uma resposta sequer, mas tampouco você viu, né?
          Obrigado, grito sem esperança de ser ouvido a quem quer que tenha vindo hoje trazer nossa cesta semanal. Sei que vocês estão também muito atarefados, o tal do home office, as aulas à distância para as crianças, e sei que ainda não me perdoaram, sei que devo muitos pedidos de desculpas, sei que minha rabugice ofendeu muito vocês, mas não dá para relevar um pouco isso, não? Aparecer só para um alô, quanto tempo isso iria durar, nem atrapalha. É preciso insistir nisso por todo esse tempo? Por que vocês não me visitam mais? Não sabem como foi tudo tão difícil naquela época? Minha neta, a mais velha, mostra seu sorriso desdentado, vocês deveriam me perdoar como ela o fez, não é querida? Ela me olha com o olhar da avó e com a sua mesma convicção de que nada deve ser eterno, nem mesmo a raiva. Não queria ver ninguém naqueles dias, vocês não conseguem me entender mesmo? Não que as crianças me aborrecessem, nunca disse isso, ou não dessa forma, só quis dizer o que me incomodava realmente, mas errei no tom, vocês me entenderam errado, tão errado e aí, de pirraça, só pode ser de pirraça, não as trouxeram mais aqui para ver o avô.
          Nenhuma mágoa deveria ser eterna, entendam isso.
Tenho saudades, encaro a foto da escadinha, netos, netas e eu lado a lado em ordem cronológica, quando foi mesmo que tiramos isso? Estão todos felizes, sorriem, mas minha cara era de susto, não de contrariedade, entendam.
          O que não falta por aqui é foto, pregadas nas paredes ou em cima dos móveis, de tudo quanto é lugar onde estivemos, de todos nós, juntos ou separados. De todos, sem distinção, não há preferidos por aqui, reafirmo isso em voz bem alta enquanto dou banhos em pacotes de comida. Sei que você fará silêncio nessas horas, sim é preciso nos concentrarmos nos afazeres, uma bobeada e basta, estaremos contaminados. Grupo de risco, sei. E sei também que não gosta de discutir nada disso, mas para mim é importante dizer. Ficará muda no almoço que mais uma vez improvisarei enquanto eu insistir em lhe convencer do suposto mal entendido entre eles e eu. Me deixará sozinho vendo o final do jornal do meio dia, lavando a louça, cochilando no sofá de tanto esforço feito, fazendo minhas palavras cruzadas diárias, lendo aquele livro pela enésima vez, gosto dele, o que é que tem relê-lo uma vez mais? Tão pouco há a se fazer nesses longos dias. Pare de me olhar assim!
          Quando me dou conta, escuro, noite, o panelaço do dia me acorda, vou à janela, preciso comer algo, bem que você poderia ter me avisado que dormi tanto, encaro sua cara fingidamente carrancuda. Ou debochada, sei lá, são tantas caras que me divirto só de olhá-las. Mas sei que no meio de tantas caras apilhadas lado a lado no móvel da TV só você me aguentou até o final, só você ainda sorri para mim quando eu preciso de um apoio, eterno sorriso que não parece envelhecer nunca.
          Sim, os fantasmas ainda me contestam rudemente, agridem sem dó, mas você não, sinto seu respeitoso silêncio dia após dia, o silêncio de quem sente carinho, de quem perdoa. Ou me engano?


São Paulo, quarentena de 2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário