quinta-feira, 27 de junho de 2019

Tempos de Costa, três


          Já falei por aqui de alguns professores do Costa, a escola onde estudei sete anos nos anos setenta. Mas tem uma professora que me influenciou bastante na escolha do rumo profissional que seguiria depois.
          Éramos maldosos (os outros, claro, eu não) e ela era conhecida como Meméia não só por sua aparência física, mas acho que mais por ser professora de matemática (na realidade eu gostava muito dela). Faz parte do folclore odiar essa matéria, desqualificar quem sabe algo de matemática acima da média, fingir dificuldades adicionais. É cool errar contas básicas, faz parte. Sou da tribo que acha que em uma sociedade democrática todos deveriam ter (e se orgulhar de tê-los) conhecimentos (talvez mais do que) básicos de matemática, e de português e de história e de filosofia e de geografia e de física e de química e de biologia e de religião entre outras tantas áreas que vão definindo nossa presença nessa terra supostamente não plana. A chance de ser enganado, como temos sido atualmente, se reduz muito na presença coletiva desses conhecimentos básicos.
          Desviei-me do assunto...
          Mas o fato é que aprendi muito com ela, a Dona Esther, principalmente no que diz respeito à organização do pensamento, no pensamento lógico que, acho, ainda cultivo junto a outros pensamentos que todos eles me definem.
          Tive aula com ela por, se não me engano, dois anos e meio, e, desculpe-me mais uma vez, sempre me saía razoavelmente bem nessas aulas. Gostava da maneira como ela ensinava geometria, com postulados e demonstrações. Era um jogo de raciocínio para mim, tal e qual jogar xadrez ou montar aqueles quebra-cabeças enormes. Eu me dava bem com os seus ensinamentos e, por vezes, me recordo da maneira como ela falava, não era só na matemática que suas palavras ajudavam, como bem aprendi ao longo da vida. Faz parte da cidadania saber organizar os pensamentos, poder aprender um pouco do raciocínio abstrato, desmistificar o que parece, à distância, bem sedimentado.
          Olha eu, de novo, andando em círculos.
          Mas, voltando, poderia ter aprendido muito mais com ela do que efetivamente aprendi. Ela tinha um sotaque alemão e era judia. Pensem na história de vida que não tinha para contar pra gente, não dá para não imaginar que ela não tenha sido uma das fugitivas da segunda guerra mundial e que veio parar nesse nosso mundo. Ou estou apenas exercendo o meu direito à livre imaginação poética? Mas éramos crianças e estávamos na ditadura. Histórias não eram assim permitidas. História do Brasil, quando muito, incluía até a velha república e seu foco era sempre militarista. E de história geral, lembro da Dona Mirtes que estava mais interessada nas “fofocas” envolvendo os reis e rainhas da França do que ensinar o que estaria por trás delas.
          Mitos e fofocas, até parece que voltamos no tempo... até parece que nada mudou. Um passo à frente, dois para trás.
          Em matemática, eu sempre passava de ano sem precisar do exame final. Teve um ano, com a Dona Esther, que eu fui o único da sala a não precisar de exame, mas em compensação fui um dos únicos a fazer o de Geografia, tinha dificuldades em decorar os nomes daqueles rios todos. Impressão minha ou o ensino de humanas, naqueles anos de ditadura, evitava o que realmente interessava e se restringia a decorebas? Tivemos até aula de Filosofia, mas restringida a coisas do tipo “todo filósofo é um ser humano, Aristóteles é um filósofo, logo Aristóteles é um ser humano”. Não que essa lógica não fosse necessária (ainda hoje, tem gente que sofre com implicações simples como essa), mas para onde tinham ido as ideias dos grandes filósofos? Ou as grandes obras literárias, onde estavam? Queria tanto ter aprendido então outras coisas que não a famigerada Educação Moral e Cívica.
          E, antes de me arriscar na literatura, virei matemático. Não sem antes passar por um estágio na engenharia, mas essa é uma outra estória. Só menciono que no exame da FUVEST de 1978 a minha nota de redação foi maior da que a de matemática (não, não gabaritei em matemática), o que ainda surpreende alguns familiares...
          E assim sigo, professor, matemático e escritor, ou ao menos gosto de pensar que sou um pouco de cada um deles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário