quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Vertigens


            Vertigem.
            Desde então eu não consigo mais chegar até o final da varanda, sequer até ela chego. O gradil me assusta. A altura. O som do baque no chão me inibe, me arrepia, me atemoriza.
            Sinto vertigens agora. Mas já sentia antes?
            Nem sei por que foi ela que caiu, estávamos os dois desequilibrados.
            Mas foi ela. E não eu. Caiu rasgando a escuridão e o silêncio daquelas horas.
            Acidente decretado, seguimos a vida. Eu, quero dizer.
            Acidente decretado, ninguém precisa saber. Sofrimentos desnecessários, evitam-se.
            Acidente decretado, sobrou a vertigem. E o som do baque a subir por esses tantos andares, acendendo luzes e propiciando sustos, o som a ecoar em minha mente confusa. Ainda hoje.
            Nem sei por que, foi ela que caiu. Bêbados e ansiosos, ambos estávamos. Ansiosos e a paz a ser refeita entre nós depois das brigas de sempre, eu te odeio voando de lado a lado junto a peças de decoração. A paz, a expectativa da paz, e um tesão por recomeçar. Bêbados, sim. O resto, como foi mesmo?
            Vertigem, foi ela que caiu, o acidente decretado, o copo de vinho se espatifou ao chão. Co(r)po espatifado(s). O copo foi o de menos, ela diria. Não mais diz, nem poderia, garganta inundada por líquidos e por silêncios.
            Acidente a ser decretado, afastei-me da varanda, ouvi o baque, ouvi o grito, ouvi os gritos apesar da altura. Descalço, cortei-me no copo quebrado, quebrei-me no corpo cortado ao longe. Perícia, meu sangue, minha versão. Acidente decretado, em segunda instância, transitado em juízo.
            Sobram a vertigem, o medo da varanda, o conjunto incompleto de copos no barzinho da sala recém mobiliada. Sobra a dúvida.
            Bêbados, nos despimos. Ansiosos, fomos nos exibir pras estrelas na varanda, o corpo dela tão jovem... Celebrar a paz que ela acreditava que ainda teríamos, celebrar, suas palavras, mesmo ainda não ser a hora para tal, meus pensamentos, mesmo com nossas mágoas ainda expostas, brotando na pele em carne viva.
            Mas foi ela a cair. Vertigem, desequilíbrio, acidente decretado.
            Bebo agora pra recordar, não para esquecer. Só bêbado igual conseguirei recordar, só bêbado igual reviverei, nós dois nos desequilibramos, mas foi só ela a cair.
            Bebo mais e já consigo chegar à varanda. Mais um passo, o gradil se aproxima. Mais um passo, vertigem. De bêbado ou do trauma? Ou sempre senti?
            Bêbado, nada sinto, tudo nebuloso demais. Nada é modo de dizer, sinto a vertigem me assolando a cada passo que dou em direção ao gradil, em direção ao baque, ao(s) grito(s), em direção ao passado.
            Acidente aceito, decretado, luto pelo luto que deveria ter vindo mais fácil.
            Dou mais um passo frente ao gradil, ele se aproxima sem ser chamado. Passo de bêbado, passo de desequilíbrio, passo das vertigens, eu passo dos limites.
            Mais um passo e chegarei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário