quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Maioridade


            O meu segundo livro de contos alcançou a maioridade nem faz muito tempo e eu, em um momento de relembranças próprio dessa época do ano, resolvi revisitá-lo e venho publicando-o aos poucos aqui em meu blog. Os contos mais curtos do Ledos Enganos, Meras Referências já apareceram aqui e agora estou publicando os de tamanho intermediários. Para evitar os textões, seguindo o conselho do Thio Therezo, tenho usado o chamado Jack´s method, e eles aparecerão em partes ao longo de duas ou três semanas.

            Meu livro inicial, o Contos que conto, tinha sido publicado pela Editora Estação Liberdade como prêmio na categoria contos da V Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, isso no pré-histórico ano de 1991. A coleção com os (doze) livros premiados contou com o belo trabalho editorial do Jiro Takahashi. Ano passado eu publiquei uma segunda edição desse livro, mas apenas no formato eletrônico e com uma nova capa feita pela Ayssa Bastos (disponível pela e-galaxia).

   
O prêmio da Bienal Nestlê me animou a escrever com mais frequência. Um dos contos dessa fase acabou sendo escolhido para aparecer na VIII Antologia de Contos Alberto Renart e, com isso, fiquei conhecendo o editor Raimundo Gadelha que me convidou a publicar um livro de contos por sua editora Escrituras. Publiquei então o Ledos Enganos, Meras Referências, no ano 1996. Com o seu usual cuidado com a produção editorial acabei publicando com o Gadelha não só esse livro mas também os meus dois livros de contos seguintes: Gambiarra e outros paliativos emocionais (pelo selo Arte PauBrasil, 2007) e Contos&Vinténs (pela Girafa, 2012).
E, como disse, o Simetria (nas últimas três semanas). Esse conto tem um valor especial para mim, não só pelo pequeno destaque que teve e que me abriu portas, mas também porque significou uma mudança sutil em minha escrita, coisa que só percebi muito tempo depois. Várias mudanças, algumas sutis e outras nem tantos, se seguiram e sigo tentando novos caminhos. Romance e livros infanto-juvenis depois eu volto aos contos e espero logo publicar um novo livro nesse gênero. Projetos não faltam, um par de livros infantis incluídos.
Mas, por ora, seguirei revisitando os contos do Ledos Enganos, intercalados com escritos novos. Nas próximas duas semanas sairá o conto De cacos e folhas e portas e em seguida o conto Gato. Depois, veremos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário